Embaixadora do Canadá vem a Roraima nesta quarta-feira

Dois projetos em Roraima receberam apoio do Governo do Canadá, explicou a embaixadora May (Foto: Tasos Katopodis/Getty Images North America/AFP)
Dois projetos em Roraima receberam apoio do Governo do Canadá, explicou a embaixadora May (Foto: Tasos Katopodis/Getty Images North America/AFP)

A Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, realizará sua primeira visita oficial ao Estado de Roraima entre os dias 4 e 6 de dezembro. O objetivo da visita é estreitar os vínculos entre o Canadá e o Estado de Roraima e conhecer a resposta coordenada dos vários níveis de governo no Brasil, das organizações internacionais e da sociedade civil à chegada de milhares de refugiados venezuelanos à fronteira norte do país. Dois projetos que fazem parte desta resposta coordenada receberam o apoio do Governo do Canadá.

A Embaixadora May estará acompanhada de uma delegação composta por representantes do corpo diplomático da Embaixada, bem como do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Nos primeiros dias da visita, a embaixadora conhecerá vários projetos e locais que integram a resposta coordenada à chegada dos refugiados venezuelanos a Roraima, incluindo as unidades de recebimento da Operação Acolhida em Boa Vista e Pacaraima.

Um destes locais é o Centro de Referência para Imigrantes, administrado voluntariamente pela organização missionária Fraternidade que em 2017 era o único abrigo oficial em Roraima para receber e prestar assistência a migrantes e refugiados. Naquele ano, o Centro recebeu apoio do Governo do Canadá, via o Fundo Canadá de Iniciativas Locais, para melhorar os serviços de saúde e educação prestados aos 280 venezuelanos abrigados no local.

Outro projeto que recebe o apoio do Governo do Canadá é dirigido pela Migraflix, que trabalha com organizações internacionais, ONGs e empresas privadas com sede no Brasil para facilitar a integração de migrantes no mercado de trabalho. O programa do Migraflix seleciona turmas de 30 migrantes venezuelanos para participar do treinamento intensivo de 140 horas que consiste de aulas de Português, além de treinamentos voltados para empreendedorismo e habilidades profissionais e pessoais. A Embaixadora May participará da cerimônia de graduação da terceira turma que passou pelo treinamento.

De acordo com a Embaixadora, “o Canadá se preocupa muito com a situação humanitária na Venezuela e reconhece o importante trabalho do Governo Brasileiro no acolhimento dos refugiados. Por meio do Fundo Canadá de Iniciativas Locais, o Governo do Canadá está contribuindo no Brasil com este esforço. Eu estou ansiosa para conhecer melhor a situação em Roraima e o trabalho feito para acolher de forma solidária e organizada os venezuelanos que tiveram que deixar seu país.”

No dia 6 de dezembro, a Embaixadora May fecha sua agenda oficial e será recebida pelo Governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, junto com a delegação do corpo diplomático canadense.

Informações: Folha de Boa Vista