Ministro anuncia nova linha de internet fibra ótica vinda da Guiana

A informação foi dada por Marcos Pontes durante a entrega de computadores do Programa de Inclusão, para seis escolas da Capital (Foto: Nilzete Franco)
A informação foi dada por Marcos Pontes durante a entrega de computadores do Programa de Inclusão, para seis escolas da Capital (Foto: Nilzete Franco)

Uma linha de fibra ótica para transmissão de internet vinda de Georgetown, na Guina, foi anunciada na manhã de ontem pelo ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O início do projeto será nos primeiros meses de 2020, com a licitação da obra. O prazo para entrega só será definido depois da licitação.

A informação foi dada durante a entrega de computadores do Programa de Inclusão, do MCTIC, para seis escolas da Capital. O ministro informou que a vinda da internet da Guiana é um projeto do senador Chico Rodrigues (DEM) que está articulando com o secretário Nacional de Telecomunicações, Vitor Menezes.

“Isso vai fazer com que tenhamos uma redundância de internet, ou seja, duas linhas que possam servir o roraimense. Em caso de cair uma linha terá a outra e isso é um esforço do Ministério e faz parte de um programa chamado MCTIC Conecta Brasil, que pretende levar fibra ótica para a regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, e isso vai ajudar muito ao desenvolvimento da tecnologia de Roraima”, afirmou.

Em relação ao programa de Computadores para Inclusão, o MICTIC entregou 60 computadores, ontem, beneficiando 3.220 alunos de seis escolas de Boa Vista. Em todo Brasil já foram entregues mais de 1.300 computadores novos e a perspectiva é de dobrar este número em 2020.

“Tenho um carinho enorme ao fazer essa entrega, pois é importante a Ciência e Tecnologia poder contribuir com a educação do País. Por isso faço questão de entregar estes computadores”, disse.

Ele citou que o programa tem dupla função, já que o Ministério recolhe os computadores velhos e recondicionam nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).

“Com isso evitamos que os computadores quebrados e sem serventia poluam o meio ambiente e que voltem para a vida dos alunos, e espero que façam um bom uso destes computadores e desenvolvam ideias e ações para que tenham um futuro brilhante”, disse. Ele afirmou que o investimento de tecnologia por parte do Governo Federal será uma rotina.

“Temos um programa no Ministério da Ciência e Tecnologia chamado Ciência na Escola e a ideia é levar ciência e tecnologia para escolas de ensino fundamental e médio; e será feita uma grande aplicação a partir do próximo ano no País inteiro para levar as crianças para dentro dos laboratórios das universidades, fazer a formação dos professores de ciências”, disse.

O secretário de Telecomunicações, Vítor Menezes, esclareceu que por meio do programa já foram doados 1,3 mil computadores para escolas de todo o Brasil. Ele explicou que os computadores doados são aqueles que não estão mais sendo utilizados pela administração pública federal. São inteiramente formatados e entregues completamente novos.

“Esses computadores não servem apenas para fazer inclusão digital, mas servem também para gerar consciência ambiental. Muitas vezes os computadores que não servem mais, as pessoas jogam no lixo, jogam na natureza. Estamos trabalhando também para que lixos eletrônicos não sejam despejados na natureza”, disse Vítor.

Ministro fala em Programas tecnológicos para Roraima

Em relação a outros projetos e ações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ou mesmo da disponibilidade de direcionar recursos para o Estado de Roraima desenvolver algum projeto na área tecnológica, o ministro Marcos Pontes foi enfático em relação aos recursos.

“Recursos é uma das nossas dificuldades no Ministério, já que nosso orçamento é baixo, mas o poder que o Ministério tem é de articular e ajudar o Estado, por exemplo, trazendo laboratórios de informática, e temos inovações tecnológicas que podem fomentar empresas locais e atrair as grandes empresas. E me interessa também desenvolver a biotecnologia e ajudar o agronegócio aqui no Estado e temos conversado com o governador Antonio Denarium para desenvolver essa tecnologia em Roraima”, afirmou.

O ministro Marcos Pontes citou ainda que vai premiar as Olimpíadas de Ciências e outras que o Ministério apoia como a Olimpíada de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

“A Olimpíada Nacional de Ciências bateu recorde este ano. No ano passado foram inscritas 150 mil crianças e este ano chegamos a 1,9 milhão de inscritos”, disse. “Estamos conversando com universidades e vendo a possibilidade de dar prêmios aos vencedores destas olimpíadas e a proposta é de entrar para a universidade sem a necessidade de prestar vestibular”, afirmou.

Informações: Folha de Boa Vista