Teresa destaca avanços em obras e garante que prefeitura será entregue equilibrada

Durante entrevista à Rádio Equatorial (93.3 FM), a prefeita Teresa Surita falou à população, onde apresentou um balanço de sua gestão, principalmente quanto as conquistas obtidas nos últimos meses. Ela destacou os avanços na área de infraestrutura que são executadas na cidade, além do atual ranking positivo em que a capital é a 3ª com a melhor segurança fiscal do país.

Teresa ressaltou o trabalho que já garantiu cerca de 500 ruas e avenidas asfaltadas, chegando a mais de 226 km de pavimentação onde antes não havia qualquer tipo de infraestrutura, o que equivale a uma ida e volta de Boa Vista a Lethen, na Guiana. Também falou sobre o trabalho de recapeamento das principais avenidas da cidade, onde o asfalto já está desgastado, na pedra, o que dificulta a sinalização de trânsito e diminui a segurança dos veículos.

Além disso, a prefeita também falou sobre a modernização que Boa Vista tem vivido, motivo de elogios no exterior, em especial a construção e reformas de praças, com ênfase no projeto Selvinha Amazônica e equipamentos para a prática de hábitos saudáveis, e o sistema de energia fotovoltaica, que tem beneficiado alguns prédios públicos com energia solar, como é o caso da Comunidade Indígena Darora, o Terminal Luiz Canuto Chaves e o Teatro Municipal de Boa Vista e o próprio prédio da prefeitura, que já tem gerado economia aos cofres públicos.

A prefeita também falou sobre o andamento das obras no Parque do Rio Branco, que já está na terceira e última intervenção, envolvendo urbanização e construção dos equipamentos públicos que irão compor a estrutura. Teresa ressaltou que esta é a maior obra de sua gestão, que vai contemplar também uma torre de 100 metros, espelho d´agua, quiosques, praças e muito mais.

“Será um presente a Boa Vista. Vai ter um ancoradouro, onde as pessoas poderão fazer seus passeios de barco. O turismo na cidade ficará bem mais explorado, de forma positiva. É uma obra complexa, mas que está indo muito bem. A gente espera que ela seja entregue no finalzinho de dezembro”, disse.

Quanto a situação fiscal, Teresa deixou claro que o próximo prefeito vai receber o município com todas as dívidas pagas e valores em caixa, pelo fato de hoje Boa Vista figurar entre as capitais que mais fizeram investimentos do país, com taxa de 23,53%, de acordo com levantamento inédito da consultoria Tendências, ficando bem à frente da segunda colocada, a capital amazonense, Manaus, com quase o dobro de taxa.

O estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário. Numa escala de 0 a 10, as notas acima de 8 classificam o município com capacidade fiscal muito boa. A análise foi feita no período de 2017 a 2019.

“A casa está ‘arrumada’. Não tem porque dizer lá na frente que ‘a culpa foi da gestão passada’, porque não será verdade. Basta administrar direito que não vai ter dificuldade nenhuma e Boa Vista não merece isso”, frisou Teresa.