Trump ordena envio de navios, aviões e helicópteros para costa da Venezuela

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou nesta quarta-feira (1) “dobrar” o número de militares na América Latina para combater o narcotráfico no leste do Oceano Pacífico e no Caribe, incluindo a Venezuela.

Em entrevista coletiva, ele anunciou a operação militar que já começou e que conta com o apoio de 22 nações.

“Há uma ameaça de que cartéis e terroristas tirem proveito da situação causada pelo coronavírus para seu próprio benefício. Não devemos permitir que isso aconteça”, disse o presidente dos EUA.

Ele também enfatizou que implantará aviões de vigilância, navios e helicópteros para dobrar a capacidade de detecção de drogas na região.

A Marinha dos EUA enviou navios destróieres, navios de combate, aviões e helicópteros perto da costa da Venezuela, depois de acusar o governo de Nicolás Maduro de “narcoterrorismo” para monitorar de perto o território.

“Os Estados Unidos estão lançando uma operação antidrogas aprimorada no Hemisfério Ocidental para proteger os americanos do flagelo mortal de narcóticos ilegais”, enfatizou.

“O Comando Sul dos Estados Unidos aumentará a vigilância, apreensões e o envio de aeronaves, navios e helicópteros destrutivos”, afirmou.

Informações: Blog do Perônico – foto: NY Times