Operação conjunta fiscaliza comércio, bares e restaurantes em Boa Vista

Com o objetivo de controlar a alta dos casos da covid-19 e conscientizar empresários, clientes e a população em geral, a Prefeitura de Boa Vista reforçou nesta quarta-feira, 13, as operações de fiscalização do comércio, bares e restaurantes na capital.

A ação conjunta reúne fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Guarda Municipal.

São quatro zonas de atuação, onde cada equipe orienta os empresários e funcionários de lojas e demais estabelecimentos comerciais sobre o cumprimento das medidas sanitárias de proteção para conter a disseminação do vírus. Entre essas medidas, estão: o distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura.

O diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Fernando Matos, enfatizou que as equipes estão fazendo visitas aos locais onde houve relaxamento das medidas, contrariando as regras estabelecidas no Plano de Reabertura do Comércio.

“Eles [comerciantes] precisam seguir algumas regras básicas para evitar a disseminação do vírus. Hoje, estamos intensificando essa fiscalização, averiguando se realmente essas empresas estão cumprindo as regras previstas no plano”, disse.

Um dos locais visitados foi um dos shoppings da capital. Hercílio Cidade Neto, gerente de academia, enfatizou que o estabelecimento preza pela segurança e saúde dos clientes, por isso, segue as regras recomendadas pela prefeitura.

“Entendemos a situação que todos estão passando e seguimos todos os protocolos, a maior preocupação é a conscientização do uso da máscara e nossos clientes estão entendendo, estamos aqui pra ajudar e cooperar”, disse.


Apoio – O prefeito Arthur Henrique tem se reunido com representantes de vários segmentos da sociedade para pedir apoio nas orientações e fiscalizações. A Fecomércio, Fier, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sebrae, shoppings da cidade, Conselho Municipal de Saúde e secretários municipais estão trabalhando em conjunto para evitar que o número de casos aumente de forma acelerada na cidade e obrigue o poder público a tomar medidas mais rígidas.


Saiba como funciona a fiscalização

Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças: Responsável por verificar alvarás no comércio, validade, metragem nos estabelecimentos para que dessa forma se possa ter um parâmetro de pessoas que podem ocupar o ambiente, sem aglomeração.

Vigilância Sanitária: Responsável pela vistoria dos estabelecimentos, conforme os decretos municipais, fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias de proteção como: aferição de temperatura, uso de máscaras, bem como a flexibilização de algumas aberturas, espaçamento, ventilação e distanciamento.

Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente: Responsável por fiscalizar casas de shows para eventos, poluição sonora e horário de funcionamento.

A população pode denunciar o descumprimento das medidas sanitárias ou mesmo que fogem do que prevê o Plano de Reabertura do Comércio através da Central 156.