Currículo da Educação Infantil aliou ensino convencional ao lúdico nas escolas de Boa Vista

Entre as diretrizes do novo currículo implantado pela prefeita Teresa Surita está o uso de recursos lúdicos para estimular o aprendizado das crianças
Entre as diretrizes do novo currículo implantado pela prefeita Teresa Surita está o uso de recursos lúdicos para estimular o aprendizado das crianças

Desde os primeiros anos de vida, as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo de uma criança. Na escola, o brincar auxilia no processo de aprendizagem, na interação e socialização dos alunos. Com o novo Currículo da Educação Infantil, este ano a prefeitura inovou o processo de ensino, inserindo o lúdico nas práticas pedagógicas das creches e pré-escolas de Boa Vista.

Desde a sua apresentação oficial, em fevereiro, as escolas se adequaram às novas diretrizes, que estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e com abordagens para a Primeira Infância. O uso da criatividade e dos recursos lúdicos são fundamentais para tornar as aulas ainda mais prazerosas, favorecendo uma série de experiências dentro e fora da escola.

Para a prefeita Teresa Surita, a neurociência comprova que as crianças realmente são melhores desenvolvidas se forem estimuladas o suficiente desde a primeira infância (fase que vai da gestação aos seis anos de idade). Para ela, a escola tem um papel fundamental nesse processo de desenvolvimento.

“Quando somamos o aprendizado convencional à maneira de brincar e utilizamos objetos que ajudam nessas experiências, estamos desenvolvendo ainda mais essas crianças. Pode ser uma experiência motora ou sensorial. Existem vários estímulos diferentes que podem ser feitos e o currículo do ensino infantil da prefeitura traz exatamente este tipo de recurso para a sala de aula”, frisou.

A nova proposta coloca a criança como protagonista do processo educativo, sendo o centro do planejamento pedagógico, em que por meio do lúdico e da interatividade, constrói o seu próprio conhecimento e vivencia novas experiências de aprendizagem. O currículo foi construído com o suporte do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE).

São diversas iniciativas e ações desenvolvidas nas escolas municipais seguindo a proposta no novo Currículo. É possível destacar alguns exemplos desenvolvidos este ano, tais como:

Projetando Brinquedos

Os alunos da Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, já usufruem de uma estrutura criada para que as brincadeiras façam parte da rotina. A unidade criou um espaço lúdico no pátio contendo jogo da memória, amarelinha, jogo de encaixe das formas, tiro ao alvo, hora da imaginação, e ainda montou um parquinho na área externa com pneus e madeiras. A novidade deste ano foi a calculadora gigante, cuja ideia é tornar mais divertido o ensino da matemática.

Brinquedos Brincadeiras: A infância pintada por Cândido Portinari

Este é um projeto da Escola Municipal Cunhatã Curumin com alunos da Educação Especial e com dificuldades de aprendizagem. Além das diversas atividades lúdicas no ambiente escolar, a unidade também leva as crianças para aulas ao ar livre com direito a contação de histórias, atividades de pinturas, brincadeiras tradicionais, recreação, entre outros.

Recepção carinhosa

Alguns professores da rede adotaram uma nova forma de recepcionar as crianças, transformando a sala de aula em um ambiente ainda mais favorável ao aprendizado. A ideia foi inspirada em um vídeo norte-americano que repercutiu nas redes sociais. Em Boa Vista, alguns professores das escolas Laucides Inácio Oliveira, Jânio Quadros e Newton Tavares tem replicado a iniciativa com seus alunos.

Alunos vão à feira e vivenciam na prática as aulas sobre Alimentação Saudável

Em agosto deste ano, os alunos de algumas escolas municipais deixaram a sala de aula para irem às compras nas feiras de Boa Vista. A atividade foi a parte prática das aulas do livro “Pé de Brincadeira”. Lá eles conheceram a diversidade de frutas, hortaliças, raízes, plantas medicinais, peixes, galinha caipira, além de aplicarem o conteúdo de matemática ao pedir o preço, no ato da compra e ao receber o troco.