Covid-19: Hospital de Campanha começa a receber pacientes do HGR

Pacientes internados com Covid-19 no Hospital Geral de Roraima (HGR) começaram a ser transferidos para o Hospital de Campanha, na madrugada desta sexta-feira (19).

O coordenador da Operação Acolhida em Roraima, general Antonio Manoel de Barros, informou que a previsão, por enquanto, é transferir cerca de 20 pacientes.

“É um processo delicado, que está sendo feito com muita segurança. Mas, conforme o nosso planejamento de trabalho, vamos transferir mais, até porque precisamos desafogar o HGR e dar uma assistência a esses pacientes, pois, foi para isso que o Hospital de Campanha foi montado e estruturado”, ressaltou general Barros.

A transferência de pacientes do HGR para o Hospital de Campanha já havia sido anunciada algumas vezes, mas nessa quinta-feira (18), general Barros, durante entrevista ao programa Momento Acolhida, na Rádio Folha FM 100.3, garantiu que ainda neste final de semana a unidade começaria a receber e atender os pacientes com Covid-19.

General Barros informou que o Hospital de Campanha receberá pacientes somente para internação, desde que estejam com encaminhamento médico das unidades básicas de saúde ou do Hospital Geral de Roraima.

“Chegando ao Hospital de Campanha, esses pacientes com Covid passarão por uma triagem, quando será verificada qual a gravidade da doença e, conforme for esse paciente poderá ficar em um dos três níveis, de acordo com a classificação de risco. No Nível I será feito um monitoramento; no II requer mais atenção e será realizada uma bateria de exames e no Nível III esse paciente precisará de um leito de UTI”, explicou. 

Informações: Folha de Boa Vista – foto: Patrick Soares