Com apoio da prefeitura, agricultores indígenas colhem cinco toneladas de melancia na comunidade Darora

A prefeitura fornece aos agricultores assistência técnica, adubos, sementes e o caminhão para escoar o produto para a mesa dos boa-vistenses

A semana foi produtiva na comunidade indígena Darora, localizada na região do Baixo São Marcos. Isso porque os agricultores daquela região iniciaram a colheita da melancia, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai).

A prefeitura fornece aos agricultores assistência técnica, adubos, sementes e o transporte para escoar o produto para a mesa dos boa-vistenses.  O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, enfatizou que hoje a comunidade Darora tornou-se um polo produtivo da melancia.

“Levamos este apoio as lavouras nas comunidades indígenas, tanto para as lavouras de inverno, que são milho e feijão, como também o projeto de HF, que são as culturas de melão, batata doce e principalmente melancia. Isso contribui para melhor qualidade dos produtos bem como no aumento da produtividade. Os resultados têm sido positivos”, disse Adjuto.

Nessa quinta-feira, 8, as equipes estiveram na área de produção da agricultora Maionara da Silva, que possui meio hectare de terra destinado a plantação de melancia. Foram retiradas cinco toneladas do fruto, com pesos que variam entre 15 a 18 quilos.

A produção nas terras de Maionara beneficia diretamente sete famílias da região. Ela ressaltou que o apoio da prefeitura foi fundamental, principalmente por conta da pandemia.

“O plantio da melancia iniciou em fevereiro, momento em que recebemos ajuda dos técnicos da Smaai, e hoje estamos colhendo os frutos. Neste momento de dificuldade este aprendizado foi muito importante, pois assim temos condições de nos manter com alimentos produzidos em nossas terras”, destacou Maionara.