Mais de 360 ruas de Boa Vista receberam asfalto nos últimos anos

Ter uma rua asfaltada é o desejo de muitos moradores de Boa Vista. Sabendo disso, a prefeitura trabalha desde 2013 buscando recursos para incluir obras de pavimentação no maior número de bairros possível. Para se ter uma ideia, em seis anos, foram asfaltadas mais de 365 ruas e avenidas da cidade onde antes não havia pavimentação.

Quando assumiu o município, a prefeita Teresa Surita recebeu a cidade com aproximadamente 700 ruas sem asfalto, totalizando 300 km de vias, muitas delas em loteamentos que antes não eram exigidas a infraestrutura necessária para se iniciar as construções das residências e outras em áreas de invasão que acabaram sendo regularizadas.

Hoje, após muito planejamento e parceria com o ex-senador Romero Jucá, Boa Vista está caminhando para beneficiar novos bairros e novas ruas até o final de 2020. Hoje, por exemplo, o bairro Centenário recebe obras de drenagem, pavimentação e urbanização em 30 ruas e avenidas. Muitas delas já estão pavimentadas e recebem agora obras de calçada e urbanização.

Rua Milão, no Centenário, antes (2013) e agora (2019).

O bairro Professora Araceli Souto Maior também é um dos que passam por grande transformação graças aos investimentos da prefeitura. O lugar vem recebendo mais de cinco quilômetros de asfalto e outros dois quilômetros de drenagem, para em seguida as vias receberem calçadas, meio fio e sarjeta. Isso representa o fim dos alagamentos durante o inverno.

Rua Rio Alalaú, no Araceli Souto Maior, antes (2013) e agora (2019).

Os moradores do bairro Jardim Floresta, conhecido há anos pelos problemas de alagamentos durante o inverno, vão viver neste ano outra realidade. Tudo porque a prefeitura está finalizando as obras de infraestrutura com mais de 2.300 metros de drenagem, pavimentação e urbanização em 12 ruas, antigos pontos críticos. Atualmente, as equipes trabalham na pavimentação das vias e construção de calçadas.

Rua Raimundo Mendes durante a obra de drenagem e hoje, com asfalto.

Outro bairro que recebeu muitos investimentos com obras de drenagem e pavimentação é o Cidade Satélite. A prefeitura já drenou e pavimentou as principais ruas e avenidas do bairro, onde antes era lamaçal no inverno e poeira no verão. O bairro também foi um dos beneficiados com as obras de mobilidade, com a construção da ponte de concreto interligando os moradores aos bairros Jardim Caranã e União. Hoje, a prefeitura está duplicando a ponte para melhorar o tráfego.


Avenida Universo, no bairro Cidade Satélite, antes (2013) e agora (2019).

Assim como o Nova Cidade, que também recebeu diversas obras de infraestrutura, pavimentação, recapeamento, drenagem e urbanização. Quem passa pelo local e, principalmente os moradores, percebem as mudanças dos últimos anos. Muitas ruas que antes eram só matagal, lamaçal, valas, hoje têm drenagem, pavimentação e calçadas.


Rua Vitória, no Nova Cidade, antes (2013) e agora (2019).

Rua Maceió, no Nova Cidade, antes (2013) e agora (2019).

A prefeita Teresa Surita publicou vídeo nas redes sociais em que repercute todo o trabalho feito, em parceria com a Patrulha das Chuvas.

“Um dos pedidos que mais recebo nas redes é de asfalto e, quero falar sobre isso.  Quando assumi a prefeitura, tínhamos 700 ruas sem nada de asfalto, absolutamente nada.  De 2013 pra cá, em seis anos, nós asfaltamos 367 ruas de Boa Vista, fora manutenção e a atuação da equipe Tapa Buraco. É um número muito significativo. Atendemos mais de 50% da demanda que existia. Obras de asfalto exigem recursos. Na maioria das vezes, federal. Ou seja, é realmente um desafio e que dura o ano todo. Sempre estamos pensando em reduzir o impacto da chuva no inverno. Precisamos avançar mais e com planejamento tenho certeza que encerrarei a minha gestão batendo recorde de drenagem, asfalto e fechamento de valas em Boa Vista”, destacou a prefeita Teresa Surita.

“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas as nossas obras estão mudando de fato a realidade dos bairros da cidade. Temos andado por todos os bairros e mapeando o que ainda deve ser feito para incluir o máximo de ruas em próximos projetos”, explicou o secretário adjunto de Obras, Antônio Carvalho.

Moradores aprovam investimentos em infraestrutura executados pela prefeitura

Quem durante anos sentiu a dificuldade de morar em rua de terra, a chegada do asfalto representa mais do que um visual novo, é também a melhora na qualidade de vida da população. É o caso de Raimunda Rogério Costa, de 69 anos, moradora há vinte da avenida Abel Monteiro, no Senador Hélio Campos.

“Antes de ter asfalto e calçada, aqui era só areia, pedra, lama. Era difícil até andar de bicicleta. Quando chovia ficava um lamaçal. Agora graças a Deus, depois que passaram o asfalto está uma maravilha. Estou me sentindo privilegiada de morar aqui nessa rua. A prefeita Teresa é a melhor prefeita do Brasil”, disse a moradora.

E para quem não imaginava que as obras chegariam tão rápido, ainda está sem acreditar que a modernidade já é uma realidade do bairro.  “Era só barro. A gente nem sonhava que ia ser asfaltada tão cedo. Pensava que era uma obra que ia demorar muito. No tempo de chuva era horrível, às vezes alagava.  A gente nem acredita que está desse jeito bonita como está”, destacou eufórica, Natália Rodrigues, que mora na Avenida Universo, no Cidade Satélite desde 2011.

Os moradores do bairro Joquei Clube também ficaram entusiasmados com a evolução do bairro nos últimos anos e felizes por tantas obras acontecendo no local. “Nessa rua tinha uma lagoa. Era intrafegável. Agora nem parece a mesma rua com asfalto e calçada”, disse Victor Julio de Matos, de 20 anos, que mora na rua Valdecir Botosi, no Joquei Clube.

Bairros atendidos com investimentos em infraestrutura: Bela Vista, Cidade Satélite, Nova Cidade, Silvio Botelho, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Olímpico, Araceli Souto Maior, Centenário, Senador Hélio Campos, Jardim Primavera, Caranã, Paraviana, dentre outros.

Obras: 179 quilômetros de calçadas já foram executadas e outros 176 km estão em andamento. Além disso, são mais de 110 quilômetros de drenagem executadas e mais 59 quilômetros em conclusão, além de 80km de recapeamento em diversos bairros. Esse é o resultado de uma gestão comprometida que trabalha com planejamento para tornar Boa Vista na melhor capital para se viver com qualidade de vida.

93% das obras de drenagem acontecem em bairros da zona Oeste

Ao todo, 93,75% das obras de drenagem urbana que acontecem em Boa Vista estão em bairros da zona Oeste. Em toda a capital, um total 13 km de ruas beneficiadas, ou seja, pontos de alagamento eliminados já para os próximos invernos. Um avanço significativo na vida das pessoas que terão, além de mais segurança, bairros e imóveis mais valorizados.

Hoje, Boa Vista tem 97 obras em execução em vários bairros, dentre elas: pavimentação, drenagem, mobilidade, construções e ampliações de escolas, unidades de saúde, praças, pontes, dentre outros. O trabalho feito pela prefeitura garante uma melhor qualidade de vida para a população que mora nos bairros mais afastados da área central e prepara a cidade para o futuro.