Atual interventor federal, Antônio Denarium foi eleito com 136.612 votos (fotos: G1/RR)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) diplomou, na noite dessa sexta-feira (14), os candidatos eleitos ao governo de Roraima, ao Senado e os deputados federais e estaduais também eleitos nas eleições 2018. A cerimônia da diplomação aconteceu no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), na Universidade Federal de Roraima.

Iniciada por volta da 17h40, o evento que diplomou os candidatos contou com a presença dos 22 deputados eleitos, os sete deputados federais, dois senadores da República, o governador eleito, Antonio Denarium e o vice-governador eleito Frutuoso Lins (PTC). A deputada federal eleita pelo PSDB, Shéridan Oliveira, foi a única a faltar à diplomação entre os parlamentares da bancada federal, no entanto ela também está diplomada.

Também eleitos, os senadores Chico Rodrigues (DEM) e Mecias de Jesus (PRB) também citaram os problemas que Roraima enfrenta e se disseram estar dispostos à colaborarem com a solução dos problemas.  Antonio Denarium foi o último a falar na cerimônia. Ele pontuou as dívidas que o estado tem e disse ainda que, ao assumir em janeiro, vai fazer um ajuste fiscal para equilibrar as contas em Roraima.

“Precisamos da participação de todos, da população, dos parlamentares e dos poderes para que juntos possamos recuperar e sanear o estado de Roraima, que tem um potencial muito grande [de crescimento]”, disse Denarium após receber o diploma. “Vamos trabalhar muito, precisamos alavancar o estado de Roraima e transformá-lo em um estado modelo para o Brasil”, complementou.

Atualmente, Antônio é interventor federal nomeado pelo presidente Michel Temer (MDB), cargo que deve ocupar até 31 de dezembro. A intervenção federal em Roraima tenta amenizar os efeitos de uma crise desencadeada por problemas de gestão, falência do sistema prisional e denúncias de corrupção no governo do estado.

Dois deputados estaduais eleitos estão presos

Renan Beckel Filho (PRB) e Ione Pedroso (SD): presos respectivamente nas operações Zaragata e Escuridão

Entre os diplomados também estão os dois deputados estaduais eleitos presos pela Polícia Federal Ione Pedroso (SD) e Renan Filho (PRB), que não compareceram à cerimônia. O governador eleito Antonio Denarium (PSL), que atualmente é o interventor federal de Roraima, também foi diplomado.

Segundo o TRE, o diploma dos eleitos ausentes podem ser entregues posteriormente. A diplomação é um documento fundamental para que os candidatos eleitos tomem posse em 1º de janeiro, para deputados, governador e vice, e 1º de fevereiro para senadores.

Nessa semana, o Ministério Público Eleitoral tentou impedir que a diplomação Renan Bekel Filho (PRB) se efetivasse, mas o TRE negou a solicitação. Uma das justificativas é que ele não sofreu condenação que o torne inelegível. Bekel está preso há 15 dias por desvio milionário no sistema prisional. Ele também é suspeito de compra de voto.

Presa nesta sexta também pela PF, a deputada eleita Ione Pedroso (SD) é investigada por suspeita de envolvimento em desvio milionário de verbas para transporte escolar. Ela e Renan cumprem a medida no Comando de Policiamento da Capital (CPC).

 

Veja lista dos diplomados:

 

Governador e vice-governador de Roraima

Antônio Olivério Garcia Almeida (PSL) e Frutuoso Lins Cavalcante Neto (PTC) com 136.612 votos

Senadores

Francisco de Assis Rodrigues (111.466)

Antônio Mecias Pereira de Jesus (85.366)

 

Deputados federais

Haroldo Alves Campos (14.751)

Johnathan Pereira de Jesus (13.429)

Hiran Manuel Gonçalves da Silva (13.299)

Antonio Carlos Nicoletti (12.969)

Shéridan Estérfany Oliveira (12.129)

Édio Vieira Lopes (11.952)

Jose Otaci Barroso do Nascimento (11.879)

Joênia Batista de Carvalho (8.491)

 

Deputados estaduais

Jalser Renier Padilha (8.401 votos)

Jane José da Silva (6.132)

Yonny Pedroso da Silva (5.872)

Francisco José Brito Bezerra (5.307)

Marcelo Mota de Macêdo (5.165)

Jorge Everton Barreto Guimarães (5.033)

Lenir Rodrigues Santos (4.947)

Catarina de Lima Guerra da Silva (4.897)

Francisca Aurelina de Medeiros Lima (4.864)

Francisco dos Santos Sampaio (4.678)

Gerson Chagas (4.561)

Antonio Eduardo Filho (4.523)

Francisco Adjafre de Sousa Neto (3.777)

Gabriel Figueira Pessoa Picanço (3.655)

Dhiego Coelho Fogaça (3.603)

Evangelista Soares Siqueira (3.051)

Maria Betânia Almeida Medeiros (2.885)

Eder Barcelos Brandão (2.851)

Renato de Souza Silva (2.848)

Jose Nilton Pereira da Silva (2.718)

Renan Bekel de Melo Pacheco (2.657)

Jeferson Alves (2.616)

Tayla Ribeiro Peres Silva (2.608)

Jose Hamilton Gomes Loureiro Neto (1.678)

Informações: G1 Roraima