Dados recentes da vacina de Oxford serão divulgados nesta segunda-feira

A publicação científica Lancet informou que serão divulgados na segunda-feira (20) dados dos testes clínicos da primeira fase da vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e testada no Reino Unido, Brasil e África do Sul. O imunizante é o mais avançado em termos de desenvolvimento, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Esperamos que este artigo, que está passando por edição e preparação final, seja publicado na segunda-feira, 20 de julho, para divulgação imediata”, informou uma porta-voz da revista por meio de nota.

A vacina está na terceira e última fase de testes, mas ainda não foram divulgados os resultados dos ensaios da primeira fase, que avalia a segurança do imunizante e geralmente leva de 4 a 6 meses para ser concluída.

Já a terceira fase avalia a resposta imunológica, proteção, via de administração e dose para a população e demora no mínimo um ano para ser finalizada. Nesta etapa, milhares de pessoas precisam ser testadas em várias partes do mundo e em diferentes épocas do ano.

A vacina é composta por adenovírus (um grupo de vírus que causam doenças respiratórias) inativados e proteínas do novo coronavírus. Associadas, as substâncias produzem uma memória de defesa no organismo.

Informações: R7 – Foto: Freepik