Desde janeiro, 163 aparelhos de som pancadões foram apreendidos pela Polícia Militar (PMRR) em Boa Vista por perturbação do sossego. Apenas em agosto, 92 aparelhos foram recolhidos.
Segundo a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), 90% das ocorrências recebidas pelo órgão foram relacionadas à poluição sonora e perturbação do sossego, com aplicações de R$ 10,5 mil em multas.
Em todo o primeiro semestre de 2020, foram apreendidos apenas 14 pancadões na capital. No mês de julho foram contabilizadas mais 14 apreensões pela Cipa.
O comandante da PM, coronel Elias Santana, avaliou que o número baixo desse período se deve à pandemia do coronavírus. “Abril, maio, junho e julho foram meses em que as pessoas viveram em isolamento social e praticamente não houve esse tipo de ocorrência”, comentou.
Apesar disso, o comandante reforçou que as apreensões em agosto e setembro estão acima da média e alertou sobre as necessidades de as pessoas manterem boa convivência em sociedade.
“Se nós considerarmos que o ano tem 365 dias e que passamos da metade apenas dois meses, é um número muito expressivo. As pessoas, de fato, estão perdendo a noção de vida em sociedade”, destacou.
No dia 12 de setembro, a polícia realizou a Operação Hipnos, em parceira com instituições municipais, que apreendeu 23 equipamentos de som. De acordo com a Lei nº 9.605/98, a pessoa que utiliza os aparelhos com o volume acima do permitido comete crime de poluição sonora.
Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação/PM-RR