Com balsa encalhada, Seapa disponibiliza barco para realizar travessia de moradores do Passarão

Barco vai funcionar a cada meia hora - Divulgação/Raimundo Lima
Barco vai funcionar a cada meia hora – Divulgação/Raimundo Lima

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) disponibiliza um barco para realizar a travessia de moradores da região do Passarão, zona rural de Boa Vista. O serviço inicia a partir desta segunda-feira (23) e segue até que a balsa volte a operar.

Durante este final de semana, o Corpo de Bombeiros esteve no local com embarcação própria para fazer o trabalho de travessia para as comunidades indígenas de São Marcos e Raposa Serra do Sol. Desde novembro, a balsa está quebrada e encalhada a 10 km da vila. Os canoeiros cobram R$ 40 na passagem de ida e volta.

Em diversas denúncias ao Roraima em Tempo, os moradores garantiram que nenhuma equipe tinha sido enviada para resolver o problema. Na semana passada, o rebocador da balsa afundou no rio. A Seapa informou que o trabalho é dificultoso devido à estiagem, pois o nível do Rio Uraricoera seca alguns centímetros diariamente.

“Na semana passada choveu na Ilha de Maracá, região nascente do Rio Uraricoera, o que possibilitou que o nível do rio subisse um pouco, mas os dias seguintes foram secos e o rio voltou a baixar”, justificou o diretor do Departamento de Produção Agropecuária, Marlon Maia.

Contudo, a secretaria esclareceu que o serviço de drenagem possibilitou que a balsa fosse movida por alguns metros. O objetivo é chegar até a água para fazer o retorno ao porto. O diretor disse que a intenção é que o barco funcione a cada meia hora, principalmente em horários de maior fluxo de pessoas.

Informações: Roraima em Tempo