“Subimos na avaliação nacional do Ideb”, afirma Teresa sobre avanços na Educação

Boa Vista avançou e superou pela 7ª vez consecutiva a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). A rede municipal de ensino fez 5.9 pontos e a meta projetada para 2019 era de 5.8. O índice, divulgado nessa terça-feira, 15, avalia o desenvolvimento da educação básica no país.

Boa Vista aparece como a 7ª capital melhor colocada no ranking do Ideb 2019, empatada com Manaus e Goiânia, cidade muito mais ricas que Boa Vista. Na capital, a avaliação foi aplicada em 34 escolas para 5.224 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Sendo que, 16 escolas que estão em bairros da zona Oeste atingiram as melhores notas do Ideb.

“Voces já devem ter lido por aqui eu falar em superação, vencer desafios, se destacar, estar entre os melhores… porque são essas as palavras que vem à minha cabeça quando eu penso na nossa cidade. E na Educação temos que ser assim: estamos entre as capitais mais bem avaliadas DO BRASIL no Ideb, o índice que avalia a qualidade da educação básica”, escreveu Teresa nas redes sociais.

Teresa destacou que Boa Vista ficou a frente de capitais com potencial de investimento muito maior. “Se orgulhem comigo: estamos à frente de cidades mais ricas que a nossa, como Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. Isso é resultado do nosso investimento na Educação. São professores capacitação, a sala de aula de qualidade, é material didático de qualidade, Robotica, é merenda sem igual (até paçoca tem)”, disse.

“Gostaria de agradecer ao meu vice, na época secretário de educação, Arthur Henrique. Ele é top top e a todos que se envolvem dia a dia: pais, professores, assistentes, cuidadores, motoristas zeladoras, merendeiras e nossa equipe gestoras. Obrigada”, finalizou Teresa.

Crise migratória

Mesmo com a crise migratória, que impactou a rede municipal de educação com o aumento expressivo no número de estudantes e ainda a barreira do idioma, Boa Vista conseguiu manter um desempenho acima da média na avaliação do Ideb.

Quando o Ideb 2017 foi aplicado, a rede municipal de ensino possuía 55 alunos estrangeiros matriculados no 5º ano do ensino fundamental, o que representava 0,76% dos 7.221 alunos do 5º ano, série avaliada.

Já em 2019, a rede atendia a 517 alunos de outros países, de um total de 5.224 alunos do 5º ano, um aumento significativo, já que representava naquele período 9,9% do total de alunos das turmas avaliadas.