“Fábrica de sequelas”, descreve vereador sobre saúde do Estado

"Até quando deputado A, B, C ou D vai ficar mandando na saúde do nosso Estado? Já é o 9º secretário da saúde, vai para o décimo e nada muda", disse o vereador

O vereador de Boa Vista, Dr. Ilderson, usou a tribuna nesta quarta-feira (27) para denunciar o caos existente na saúde estadual. Ele, que é médico ortopedista concursado, descreveu a situação de centenas de pacientes como uma “fábrica de sequelas”, uma vez que o Estado não fornece materiais necessários para cirurgias, o que só atrasa os procedimentos e aumentando ainda mais a agonia da população.

“É muito triste para mim, como médico, vereador e ortopedista, ter que subir a uma tribuna para implorar, pelo amor de Deus, [Governo] compre materiais para os nossos hospitais! Porque estamos cansados de chegar aos nossos pacientes e dizer: ‘Infelizmente, a sua cirurgia, só pra janeiro’. Por que? Porque não tem material cirúrgico. Dinheiro tem. E cadê a gestão?”, disse o vereador em seu pronunciamento.

Ilderson explicou que o atraso nas cirurgias ortopédicas agrava ainda mais o problema dos pacientes. “Uma fratura no punho, se for operada daqui a um mês, por exemplo, esse punho já era. Esse ‘cara’ vai desenvolver uma artrose. Uma fratura no joelho, depois de mais de um mês, já era”.

E destacou: “Isso é uma fábrica de sequela. Eu queria saber se fosse no pai deles. Se fosse na mãe desses que estão governando a saúde do nosso Estado. Como eles iriam tratar? A categoria da enfermagem está pra parar. Pois eles não são tratados com dignidade. O PCCR é só promessa.  Até quando deputado A, B, C ou D vai ficar mandando na saúde do nosso Estado? Já é o 9º secretário da saúde, vai para o décimo e nada muda.  Não tem um cateter de oxigênio para paciente. Nesse ano não foi realizada uma única cirurgia de vesícula em nosso Estado. Quantas pessoas nessas condições ainda estarão esperando?”, questionou.

Assista: