Robótica Educacional atende 100% das turmas do ensino fundamental nas escolas de Boa Vista

Boa Vista é uma das poucas cidades brasileiras que implantaram a robótica educacional no ensino público infantil. A disciplina, que usa a tecnologia como forma de auxílio ao aprendizado, atende 100% das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais.

A capital foi pioneira e implantou a robótica educacional em 2018 nas unidades de ensino da rede municipal, inclusive, nas escolas das áreas rural e indígena. As escolas possuem kits adequados para cada série atendida. Os alunos aprendem do básico a desafios mais complexos.

Entre os itens abordados estão introdução à programação de robô, conceitos de eletrônica e mecânica. Além disso, os estudantes tendem a desenvolver trabalho em equipe, o raciocínio lógico, resolução de problemas e demais valores.

Na Escola Municipal Palmira de Castro Machado, quando chega a hora das aulas de robótica, os alunos se empolgam. A Ana Rita, de 9 anos, fica focada no desafio a ser desenvolvido durante a aula.

“É muito bom, porque a gente aprende a fazer várias coisas que não conhecíamos, aprende a montar [as peças]. Além de ajudar as crianças em mais uma atividade, a gente aprende outras disciplinas também”, declarou.

Mais de 800 professores foram capacitados para desenvolver a metodologia nas disciplinas de história, geografia, ciências, matemática e português em sala de aula, ou seja, a robótica virou uma atividade multidisciplinar.

Segundo a professora da Sala de Recursos Tecnológicas, Katiúcia de Melo, a primeira coisa que os materiais manipuláveis trabalha é a Inclusão Digital.

“Hoje as crianças estão totalmente na era digital e nós, professores, temos de nos adaptar a esse processo. Ela [robótica] é multidisciplinar porque trabalha planejamento, projeto, trabalha em conjunto, sem contar que [as crianças] aprendem uma introdução sobre programação. No aspecto pedagógico, nós professores ficamos mais atualizado frente aos desafios que a sociedade nos impõe”, declarou.

Robótica Educacional – Desde 2016, robótica é desenvolvida no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista. Em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.