Polícia deverá analisar dados de investigados pela CPI da Saúde

Ao invés de contratarmos uma empresa que cobraria um valor alto, vamos utilizar um serviço de qualidade prestado pela Polícia Civil”, explicou Nilton do Sindpol

O deputado estadual Nilton Sindpol (Patriota) apresentou um requerimento sugerindo a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa de Roraima e a Delegacia Geral da Polícia Civil, para que a Decor (Divisão Especial de Combate à Corrupção) e o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, analisem os dados coletados de investigados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde. O documento foi aprovado durante reunião da comissão na tarde desta quarta-feira, dia 17.

A proposta é que policiais treinados na área analisem  os dados provenientes da quebra dos sigilos telefônicos, fiscais e bancários de ex-dirigentes da diretoria da Coopebras (Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde), empresa que prestava serviço para a Secretaria de Saúde do Estado.

“É um núcleo que trata exclusivamente desse tipo de delito criminal, tem policiais que estão em constante treinamento, capacidade técnica e nós vamos economizar o dinheiro público. Ao invés de contratarmos uma empresa que cobraria um valor alto, vamos utilizar um serviço de qualidade prestado pela Polícia Civil”, explicou.

Os depoimentos irão compor o relatório elaborado pela CPI, que investiga supostas irregularidades em contratos da Sesau. A meta é finalizar os trabalhos ainda neste semestre. Todo o material apurado será entregue aos órgãos fiscalizadores para providências.

“Nós vamos ter subsídios para ter um relatório mais completo e poder dar uma resposta à sociedade sobre o nosso trabalho, que tem o objetivo único e exclusivo de fazer com que os responsáveis pelos desvios de recursos público sejam  penalizados”, enfatizou.

Até o momento, mais de 40 processos foram analisados, 24 foram anulados, 68 pessoas ouvidas, além da economia de quase R$80 milhões. Novas oitivas devem começar na próxima reunião prevista para terça-feira, 23.

Informações: Folha de Boa Vista