Bola fora – Denarium perde oitavo secretário de saúde

O Governo justificou a saída do secretário pelo fato do próprio ter solicitado o afastamento para se tratar da covid-19 e por ele ter comorbidades (Foto: Arquivo Pessoal)

Airton Cascavel deixou o comando da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (20). Ele foi o oitavo à frente da pasta em dois anos de gestão Denarium. Em seu lugar, responderá interinamente o secretário-adjunto, Alexandre Salomão.

O Governo justificou a saída do secretário pelo fato do próprio ter solicitado o afastamento para se tratar da covid-19 e por ele ter comorbidades. No entanto, segundo nota divulgada pelo Estado, “mudanças no primeiro escalão do Governo de Roraima fazem parte da dinâmica da administração pública”.

O agora ex-secretário está em tratamento contra a Covid-19, acometido pela doença pela segunda vez. Na primeira vez que pegou o vírus, ele ainda era assessor especial do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e fez o tratamento no Hospital Delphina Aziz, em Manaus.

Cascavel ficou pouco mais dois meses à frente de uma das secretarias mais problemáticas do Estado, com a “promessa” de que resolveria os graves problemas do setor, como a falta de leitos, a infraestrutura precária nas unidades de saúde e a falta de medicamentos e outros itens hospitalares fundamentais.

Ao contrário disso, os problemas só pioraram, com denúncias semanais dando conta das péssimas condições encontradas pelos pacientes de unidades como o Hospital Geral de Roraima (HGR) e uma gestão questionável da pandemia no Estado. Enquanto isso, Cascaval aparecia apenas para selfies e vídeos nos locais, sem apresentar qualquer solução aos problemas.

Resta saber agora se o Governo do Estado vai nomear alguém com visão estratégica e disposto a resolver de vez tais situações, uma vez que o roraimense já não aguenta mais sofrer à míngua com uma gestão da saúde ainda mais capenga e decadente.