Judiciário de Roraima lança 2º edital do selo ‘Mulheres Seguras’ que reconhece práticas de combate à violência doméstica

Judiciário de Roraima lança 2º edital do selo ‘Mulheres Seguras’ que reconhece práticas de combate à violência doméstica
Foto: Ascom TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu nesta terça-feira (15), o lançamento da 2ª Edição do Selo Mulheres Seguras. O evento ocorreu na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro São Vicente.

A ação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) tem como objetivo a conclamação da sociedade para a questão da violência contra a mulher, a fim de diminuir os altos índices de violência doméstica e familiar contra as mulheres e reconhecer as práticas de combate a violência doméstica em todo o estado de Roraima.

Conforme a juiza Suelen Alves, o Selo Mulheres Seguras viabiliza o reconhecimento de todas as entidades e organizações que atuam em Roraima no enfrentamento a violência doméstica contra à mulher.

“O selo é uma forma do Poder Judiciário roraimense dar visibilidade a programas e projetos de iniciativa privada ou mesmo das instituições públicas, que combatem de alguma forma a violência doméstica, pois a luta contra a violência não é apenas uma luta das mulheres, e sim de toda a sociedade”, reforçou.

Seleção de projetos

A Cevid vai selecionar os projetos a partir da relevância, pertinência e coerência. Isso dentro da demonstração da aplicabilidade prática e da contribuição eficiente do projeto ou então iniciativa, para a prevenção, enfrentamento e punição da violência praticada contra as mulheres, no âmbito das relações domésticas e familiares.

A ganhadora da primeira edição, que ocorreu em 2022, Nannibia Cabral, afirmou que o Selo Mulheres Seguras vai muito além da premiação.

“Além do selo reconhecer as ações de combate à violência praticadas contra as mulheres, ele é muito importante para que a sociedade possa conhecer os trabalhos e as pessoas por trás de cada ação de combate, que estão sendo realizados no Estado de Roraima, num propósito único: erradicar a violência contra as mulheres em todos os âmbitos da sociedade”, ressaltou.

Os interessados poderão se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponível no link. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 14 de outubro. Em seguida, será realizada uma triagem, análise de conformidade e avaliação dos projetos inscritos. O resultado final será conhecido no dia 17 de novembro e a premiação concedida no dia 22 de novembro.

Selo Mulheres Seguras

O selo visa cumprir à Lei Estadual n.º 1.369/2019. Ela que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio às mulheres que sofrem violências. Ou que se sintam em situações de risco nesses ambientes. A expectativa é também promover o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, que foi instituído pela Lei Federal nº 14.188/2021 como medida de ajuda à mulher vítima de violência doméstica e familiar, além de cumprir a própria Lei Maria da Penha.

Fonte: Da Redação