População faz fila em bancos e desrespeita medida de isolamento

Uma fila com dezenas de pessoas foi registrada no início da manhã desta segunda-feira (13) nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil localizadas no centro de Boa Vista.

O motivo da movimentação é a busca pelo auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais que o governo federal disponibilizou para saque desde a última quinta-feira (9). O auxílio é uma das medidas de combate aos efeitos econômicos negativos da pandemia do novo coronavírus.

Foram poucas pessoas usando máscaras, e a maioria além de não respeitar o distanciamento de 2 metros, algumas ainda se acomodaram nas calçadas durante espera. Conforme apurado pela Folha, a maioria das pessoas da fila buscam informações de como receber o auxílio e explicações sobre o não recebimento do pagamento.

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, apenas para as pessoas que não tenham acesso à internet, precisam fazer o registro em agências da Caixa ou lotéricas. O cadastro presencial é uma exceção, apenas em último caso.

Os trabalhadores podem pedir das seguintes formas:

Clique aqui para acessar pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Quem deve se cadastrar

O aplicativo e o site devem ser usados pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS.

Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente. (Clique aqui para ver como saber se você está no Cadastro Único).

Informações: Folha de Boa Vista