Arthur Henrique entrega escola na Comunidade Indígena Darora

A Escola Municipal Vovó Tereza da Silva, da Comunidade Indígena Darora, ganhou nesta terça-feira, 29, um novo prédio, mais moderno, amplo e confortável, para melhor atender aos estudantes.

A antiga estrutura foi desativada e uma nova foi construída em um outro local, com capacidade para atender 240 alunos nos dois turnos, quase cinco vezes mais a quantidade de estudantes matriculados em 2020, um total de 50.

A entrega foi feita pelo vice-prefeito Arthur Henrique, representando a prefeita Teresa Surita. Com essa escola, a prefeitura conclui a construção de 40 unidades de ensino em Boa Vista desde 2013. A capital conta com 12 escolas indígenas.

A área total da escola é de 732,4 m², composta por quatro salas de aula, sala de informática, sala de recurso multifuncional, sala dos professores, secretaria, copa e banheiros com acessibilidade. O investimento foi de cerca de R$ 1,5 milhão, recursos próprios do município.

“Hoje, essa unidade tem a mesma infraestrutura que qualquer escola urbana de Boa Vista. A comunidade vai poder crescer tranquilamente, porque terá capacidade para todas as crianças da região estudarem. A escola tem toda uma equipe técnica que recebe formação para garantir um ensino de qualidade, com um detalhe a mais, o ensino da língua materna. A prefeitura se preocupa em manter a cultura em cada uma de suas comunidades”, disse Arthur Henrique.

A indígena Leonice Padrinho, 30, ficou encantada com o novo prédio da escola em que a sua filha Rosiara, de 7 anos, estuda. Ela relembrou que no início a escola era improvisada em um malocão, depois passou para uma estrutura menor e agora dispõe de uma escola-modelo, mesmo padrão das unidades urbanas.

“Nós, moradores da comunidade, ficamos muito felizes e gratos pela prefeita que está nos dando esse presente. Para mim, como mãe de aluno que vai frequentar essa escola, eu fico muito agradecida mesmo. Porque há muito tempo a gente vem esperando essa escola, para que nossos filhos tivessem uma sala adequada para um bom ensinamento”, disse.

Além das 40 unidades de ensino construídas em Boa Vista, outras 52 foram reformadas e ampliadas. O município hoje conta com 125 unidades de ensino que atendem cerca de 44 mil alunos.