Sesau retira respiradores do Hospital de Rorainópolis e leva para o HGR

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) retirou nesta quarta-feira (20) os quatro respiradores do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, no município de Rorainópolis, e levou para o Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista. Servidores da unidade confirmaram a informação.

Ontem, a secretaria tentou retirar os aparelhos, mas foi impedida por vereadores e servidores. No entanto, hoje, uma nova equipe foi à unidade e removeu os ventiladores.

Para moradores do município, levar os equipamentos para a capital deixa a região mais exposta ao coronavírus. O hospital atende Rorainópolis, São Luiz, Caroebe e São João da Baliza, que formam a região Sul de Roraima, além de moradores do Amazonas.

A unidade está com falta de suprimentos, como álcool e luvas, e registra crescimento no número de pacientes atendidos. Nos últimos 30 dias, a média diária de atendimento quintuplicou.

De acordo com a Sesau, a rede estadual passa por uma reorganização, e pacientes que precisarem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devem ser transferidos imediatamente para o HGR, uma vez que esta é a unidade de referência para casos graves de Covid-19 no estado.

“O hospital de Rorainópolis tem uma sala de tratamento semi-intensivo com três bombas de infusão, quatro monitores multiparâmetros e quatro ventiladores de transporte”, informou a secretaria por nota.

Dados do boletim epidemiológico mostram que dos cinco leitos de UTI no hospital, quatro estão lotados. Existem apenas cinco leitos clínicos, que apresentam 80% de ocupação. “Se os pacientes graves piorarem não tem como atender”, alertou um servidor.

Rorainópolis é o segundo município mais afetado pela pandemia, com 2.013 casos confirmados e 30 mortes pela Covid-19.

Informações: Roraima em Tempo