NA MATERNIDADE – Paciente denuncia falta de pediatra para atendimento médico

Conforme relato, 11 mulheres estariam aguardando parto cesárea na maternidade gerida pelo Governo (Foto: Roraima em Tempo)

Por meio de uma denúncia, uma paciente, que pediu para não ser identificada, relatou a falta de atendimento no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, neste domingo (1°). A informação é que há falta de médicos pediatras para atender a demanda de pacientes.

“Só tem um pediatra no centro obstétrico para atender três setores ao mesmo tempo, que são o centro cirúrgico, centro obstétrico e atendimento de emergência. E só tem um pediatra agora na UTI Neonatal, com 40 pacientes no total”, informou a denunciante.

Segundo ela, está faltando material em todos os setores do hospital, não tem nem papel toalha entre outros materiais necessários. “A maternidade está lotada, não tem leite materno no banco de leite, os médicos sem receber da cooperativa há dois meses”, ressaltou.

Outro lado – Por meio de nota, a Direção Clínica do HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) reiterou que, em razão da imigração venezuelana, a demanda por atendimento aumentou consideravelmente. Cerca de 20 partos normais são realizados no período de 12 horas na unidade, realidade nunca vivenciada antes.

Esclareceu que, apesar disso, a equipe de profissionais do HMI faz todo o acompanhamento necessário para proporcionar um atendimento humanizado às mães que procuram a Maternidade, para ter seus bebês e também aos recém-nascidos. Todos os procedimentos adotados seguem as diretrizes do MS (Ministério da Saúde).

Em relação à escala de plantão deste domingo, informou que a circunstância já foi verificada. Estão sendo discutidos mecanismos para adequação das escalas, a fim de evitar esse tipo de situação e suprir a carência de profissionais.

Informações: Folha de Boa Vista