Marido de paciente denuncia atendimento e precariedade na Maternidade de Roraima

O morador de Alto Alegre Marcelo Henrique está em Boa Vista há uma semana para acompanhar a esposa gestante diagnosticada com malária. Diante das dificuldades encontradas na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, ele denunciou nessa terça-feira (5) negligência no atendimento da portaria no período noturno e a precariedade na estrutura do local.

Segundo ele, o segurança quis expulsá-lo da unidade hospitalar por ter saído para comprar comida. Conforme Marcelo, a refeição oferecida pela unidade é de péssima qualidade.

“Eles querem nos obrigar a comer a comida do hospital, mas me fez mal, pois é ruim e as condições da marmita são péssimas, por isso tive que ir comprar. O servidor me tratou mal e tentou me retirar da unidade. Isso só ocorreu durante a noite. Eles dizem que se eu sair não posso entrar mais, quer dizer que se eu sair minha esposa ficará sozinha? […] eles dizem que é por causa do decreto de coronavírus, mas a maternidade está lotada e todos ficam um do lado do outro, sem o distanciamento indicado”, denunciou.

Além disso, Marcelo afirma que não há medicamentos, por exemplo, o indicado para enjoos, o Plasil, nome comercial da substância metoclopramida. Ele reforça que a estrutura da unidade está comprometida e que o ar-condicionado apresenta problemas, o que piora a situação das pacientes internadas.

“Minha esposa precisou do remédio que nem é tão caro, eu fui comprar, pois o governo não disponibilizou. Já o ar-condicionado está com problemas e as mulheres ficam no calor. Não estou denunciando por mim, mas pelas gestantes que ficam internadas no bloco e podem passar mal devido a estes problemas”, destacou o denunciante.

SESAU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que a paciente citada está sendo acompanhada pela equipe médica da Maternidade. “[Ela] está recebendo a atenção durante todo esse período de internação conforme os protocolos do caso”.

A direção da Maternidade ressaltou que os acompanhantes devem seguir normas relacionadas à permanência na unidade, e que é feita a orientação no sentido de que a troca de acompanhantes bem como a ausência ocorra nos horários das 7h às 9h e das 17h às 19h.

“A refeição oferecida na Maternidade é de qualidade e a produção segue todos os critérios nutricionais exigidos pelos órgãos de controle sanitário”, destacou a nota.

Conforme a Sesau, o medicamento será verificado junto à Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) a necessidade atual do estoque na Maternidade para atendimento da demanda.

A pasta explicou que todas as centrais de ar utilizadas nas unidades da rede Estadual estão sendo substituídas por equipamentos novos.

“Nos meses de novembro e dezembro são períodos em que a demanda aumenta, ficando acima da média, e passando por momentos de superlotação. No entanto, toda a equipe tem se empenhado ao máximo para realizar a prestação do serviço de forma digna aos pacientes […] está sendo realizada também reforma e ampliação do bloco das Azaleias, que contará com cerca de 30 leitos. Outra medida é a conclusão da construção da Maternidade, no município do Rorainópolis, que no momento está em fase final de estruturação”, finalizou o texto.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação