Prefeitura suspende segunda dose da Coronavac por falta de imunizantes

A prefeitura de Boa Vista informou que está suspensa a partir desta quarta-feira, 21, a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac, contra a Covid-19.

A suspensão ocorre porque o município não recebeu até o momento o quantitativo suficiente do imunizante, que deve ser repassado pelo Ministério da Saúde e posteriormente pelo Estado.

O município deveria ter recebido o repasse de 7.700 doses do imunizante desse laboratório para completar o esquema vacinal dos idosos de 65 a 69 anos de idade. E até o momento só recebeu 4.700 doses.

Portanto, as pessoas que ainda não receberam a 2ª dose e estão dentro desse prazo, devem aguardar o novo repasse do Ministério da Saúde para se dirigirem até os pontos de vacinação. O prazo para tomar a segunda dose é de 28 dias.

Esclareceu ainda que assim que for repassada uma nova remessa, a vacinação continuará ocorrendo normalmente nos cinco pontos da cidade, em sistema Drive-thru.

Primeira dose – A vacinação continua ocorrendo normalmente para o grupo prioritário que está recebendo a 1ª dose, que são as pessoas de 60 a 64 anos de idade. Esse público está sendo imunizado com outra vacina, a Astrazeneca.

Repasse de doses – De acordo com registros do vacinômetro do Estado, o Ministério da Saúde repassou para Roraima 165.060 doses de vacinas e o Estado repassou para o município de Boa Vista até o momento, 63.219 doses, sendo 50.109 da Coronavac e 13.110 da Astrazeneca, destinadas as duas doses.

Até terça-feira, 20, foram aplicadas 50.125 doses, sendo 33.627 com a 1ª dose e 16.498 com a 2ª dose.