Roraima é o único estado com tendência de alta nas mortes por Covid-19

Dados são do consórcio de veículos de imprensa do Brasil, divulgados nesse domingo (16) - Foto: Divulgação

Dados do consórcio de veículos de imprensa do Brasil divulgados nesse domingo (16) mostram Roraima como o único estado com tendência de alta nas mortes por Covid-19 em todo o país, com variação de 25%. Os números são atualizados com base nas informações Secretarias de Estado da Saúde.

Nove estados apresentaram estabilidade, enquanto outros 16, mais o Distrito Federal, estão em queda, o que indica que Roraima está na contramão da média móvel de mortes do Brasil. O índice é calculado a partir dos últimos sete dias até a publicação do balanço em relação à média registrada duas semanas antes.

Boletim do Governo de Roraima publicado ontem afirma que Roraima não contabilizou novas mortes. Contudo, 66 óbitos seguem em investigação e 84 novos casos foram registrados. Com isso, o estado chegou à marca de 100.084 infectados.

Além do alerta para a tendência de alta nas mortes, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou no dia 10 de maio que o estado apresentava a sexta maior taxa de incidência do coronavírus do país, com 36,6 infecções para cada 100 mil habitantes.

VACINAÇÃO

O consórcio de veículos também apresentou o andamento da vacinação contra a doença em todos os estados até 16 de maio. Roraima é o estado que menos aplicou a primeira dose, com apenas 11,61% (73.252 pessoas) da população vacinada, e 8,14% com as duas doses (51.378).

No mês passado, a Fiocruz afirmou que Roraima era o estado que mais demorava para distribuir as vacinas para os municípios. A Fundação avaliou que isso poderia estar associado às dificuldades de deslocamento das doses para regiões distantes.

Dados do vacinômetro da Sesau, reunidos até esta segunda-feira (17), revelam que o estado já recebeu 211.620 vacinas.

CITADA

A Secretaria de Saúde informa que todos os dados referentes aos óbitos ocorridos por Covid-19 são monitorados por uma equipe técnica e apresentados semanalmente aos membros do Centro de Operações Emergenciais, para discussão e definição de estratégias de enfrentamento de acordo com o cenário apresentado pela doença.

Sobre a imunização contra a covid-19, Roraima segue integralmente o Plano Nacional de imunização e tem trabalhado para que todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários sejam imunizadas o mais breve possível. No momento que o governo recebe as doses, imediatamente repassa aos municípios para continuarem a campanha.

Esclarece que a responsabilidade pela aplicação das doses é prioritariamente das prefeituras municipais e, desta forma, cabe a cada município a execução de estratégias de alcance e sensibilização da população elencada para tomar a vacina.

O Estado tem feito a sua parte e realizado de forma rápida, organizada e segura a distribuição das vacinas, bem como mantido contato com o Governo Federal para que Roraima receba mais vacinas para que os públicos alvos possam ser ampliados e um maior número de pessoas alcançadas.

Das 211.260 vacinas enviadas até hoje para Roraima, 186.821 foram distribuídas aos municípios, responsáveis pela aplicação das vacinas, o que representa mais de 88% do total de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

Reforça que a vacinação segue em conformidade com o Plano Nacional, com 124.630 vacinas aplicadas até o momento, sendo 73.252 de primeiras doses e 51.378 de segundas doses, conforme dados do Vacinômetro da Sesau.

Informações: Roraima em Tempo