Em quase quatro anos de mandato, Denarium cumpriu menos da metade das promessas feitas em 2018

Dados, avaliados desde que ele tomou posse em janeiro de 2019, mostram ainda que 13 promessas estão cumpridas em parte e outras 15 ainda ainda não foram cumpridas - Foto: Inaê Brandão

Em três anos e meio de mandato, o governador Antonio Denarium (PP) cumpriu 13 das 41 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, o que corresponde 31% do total. Esse é o resultado do levantamento feito pelo portal G1, atualizado nesta quarta-feira (27) como estão os compromissos firmados para os quatro anos de gestão.

Das 41 promessas, 15 ainda não foram cumpridas e outras 13 foram cumpridas em parte – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue para a população.

A apuração e atualização das promessas nesta quarta é um acompanhamento ao longo da gestão de Denarium, desde que ele tomou posse em janeiro de 2019 até 30 de junho deste ano. A avaliação final será feita ao término do mandato, em dezembro de 2022.

Fazem parte do monitoramento todas as promessas de campanha feitas por Denarium que podem ser claramente cobradas e medidas. Entenda os critérios e a metodologia mais abaixo.

O levantamento inclui compromissos específicos do programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de entrevistas e debates dos quais ele participou na época da campanha.

Na página especial, as 41 promessas são referentes a administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, infraestrutura, meio ambiente e agronegócio.

Quais são os critérios para medir as promessas?

  • Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento;
  • Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências;
  • Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências;

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é “em parte”.

Informações: G1 Roraima