Denarium estreia programa eleitoral de forma previsível: cheio de mentiras

A realidade é completamente diferente do que é mostrado na propaganda

Oficialmente, a propaganda eleitoral na rádio e na TV começou nesta sexta-feira, 26, em todo o país. Em Roraima, o atual governador Antônio Denarium fez também sua estreia. E de um jeito que já era esperado: com muitas mentiras e muito “malabarismo” retórico a fim de enganar o eleitorado roraimense.

O programa de cerca de 4 minutos e meio de duração já começou de um modo, digamos, bem “cara de pau”, abordando logo sobre o principal “calcanhar de Aquiles” de seu governo: a saúde. Mais precisamente o Hospital Geral de Roraima (HGR), que na propaganda de Denarium está um verdadeiro “mundo de conto de fadas”, todo lindo e cheio de cores.

É claro que não foi mostrado a água da chuva entrando pelas salas e corredores da unidade de saúde, nem sangue escorrendo pelo teto ou ainda as baratas percorrendo pela cozinha do lugar, alguns dos incidentes registrados por cidadãos e denunciados na imprensa e nas redes sociais. Pelo contrário: só foi ao ar um verdadeiro “faz de conta”.

E não podemos nos esquecer do “maior trunfo” de Denarium, o bloco anexo do hospital, inaugurado às pressas no início deste ano apenas para gerar alguns pontos na pesquisa eleitoral. O mesmo bloco que não funciona em com 30% de sua capacidade, marcado pela falta de profissionais e equipamentos necessários ao atendimento aos pacientes. Um verdadeiro caos. É risível.

E tem mais: o programa diz que “Denarium acabou com a corrupção”. Sério mesmo? E os escândalos envolvendo recursos que seriam destinados ao combate à Covid-19, o que rendeu até visibilidade nacional com a prisão de um senador aliado com dinheiro na cueca? Sem contar que o Estado se encontra nos últimos lugares dos rankings de transparência. Não há algo de estranho aí?

Ainda há um quase momento de “stand-up comedy”, pela boca do ex-secretário de Obras e atual candidato a vice-governador da chapa, que Denarium melhorou estradas e escolas. Sério! Foi de dar gargalhadas, ante a quantidade de denúncias envolvendo escolas abandonas e deterioradas e estradas tomadas por buracos e pela lama. Um show de horrores.

O programa termina falando sobre futuro, mas que a gente sabe que o presente é uma verdadeira desgraça. Denarium cita seu projeto de revitalização do Parque Anauá que tem sido um verdadeiro acinte à inteligência do roraimense, pois não passou de uma simples maquete virtual. A realidade: o Ginásio Totozão, o Museu Integrado, a Praça das Fontes e das Piscinas completamente abandonados.

Esse é o jeito Denarium de esculhambar com a cara do eleitorado. Se fazer das falácias para tentar ludibriar a mente das pessoas simples e humildes. Mas, é claro, na era da informação, esta será uma tarefa difícil. O povo não é mais bobo e sabe exatamente o que de fato esse governo representa: o atraso e o caos.