Consultas e procedimentos ambulatoriais especializados e da Atenção primária são suspensos até 31 de março em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista suspendeu até o dia 31 deste mês, podendo ser prorrogado por mais tempo, os atendimentos presenciais na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Vigilância Sanitária e também os serviços de saúde ambulatorial na rede Atenção Especializada e também na Atenção Primária.

A medida visa conter a disseminação do vírus em tempos de pandemia. O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão esclarece que ninguém vai ficar sem atendimento necessário e essencial nesse período.

Confira serviços suspensos:

No Centro de Tratamento de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (PCOM) – serão suspensos os serviços de atendimento ambulatorial de cardiologia, ginecologia, mastologia, infectologia, fisioterapia e fonoaudiologia, além dos serviços ambulatoriais de apoio diagnóstico e terapêutico, como Raio X (exceto o de tórax), ultrassonografias (exceto obstétrica e transvaginal de gestantes). Mais informações – 3625-2239

Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA) – serão suspensas as cirurgias eletivas, visitas (exceto na UTIP), procedimentos ambulatórios e atendimento de consultas médicas ambulatoriais agendadas. Os serviços de urgência e emergência serão mantidos. Mais informações – 3198-3037

Centro de Atenção Psicossocial –CAPS 2 – serão suspensos atendimento psicológico individual, oficinas terapêuticas e em grupos. Serão mantidos os serviços de acolhimento, atendimento psiquiátrico individual e farmácia. Mais informações – 3624-2384.

Centro de Recuperação Nutricional Infantil – Cernutri – serão suspensos os   atendimentos ambulatorial pediátrico, acolhimento infantil semi-interno e psicológico. Serão mantidos o atendimento terapêutico nutricional e pediátrico para intolerância a lactose. Mais informações – 3625-5474

Tratamento Fora de Domicílio TFD – O encaminhamento de crianças para Tratamento Fora de Domicilio em outros estados também está suspenso, bem como a prestação de contas para os pais que estão retornando de outros estados neste período. As dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelos telefones: (95) 3198-3041, 3198-3043 e 36211016.

Já na Atenção Primária serão suspensos os seguintes serviços, nas unidades básicas de saúde: 

– As consultas eletivas (médicas, de enfermagem e de demais profissionais) e visitas domiciliares (exceto os casos especiais, como pacientes crônicos, idosos acamados, crianças recém nascidos e outros)

– Todos os grupos e atendimentos coletivos (independentemente de serem realizados em ambiente fechado ou aberto).

Serão mantidos neste período: 

– Entre os atendimentos eletivos (consultas médica, de enfermagem e  visitas  domiciliares)  de  situações  de  maior  risco  de  vulnerabilidade clínica  e  social  para  pelo  menos  os  seguintes  casos:

 – Primeira consulta de gestantes; Gestantes com complicações ou em acompanhamento conjunto com alto risco ou outro especialista focal; Gestantes a partir de 36 semanas; Primeira consulta de puericultura preferencialmente no domicílio

– Crianças com complicações ou em acompanhamento  conjunto  com especialista focal e teste  do  pezinho.

– Pessoas em tratamento de tuberculose (em especial se baixa adesão, complicações clínicas ou sociais, co-morbidades ou em   TDO- Tratamento Diretamente Observado para Tuberculose).

– Pessoas   com   problemas   de   saúde   graves   em   investigação,  (como investigação de neoplasias, sintomas agudos que demandaram investigação e retorno);

–  pacientes oncológicos,  pessoas  que  necessitam  renovação  de  receitas  de  controle especial/farmácia escola/outras situações em que o aumento do tempo de validade das receitas não for suficiente para manter a adesão.