A Prefeitura de Boa Vista suspendeu até o dia 31 deste mês, podendo ser prorrogado por mais tempo, os atendimentos presenciais na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Vigilância Sanitária e também os serviços de saúde ambulatorial na rede Atenção Especializada e também na Atenção Primária.
A medida visa conter a disseminação do vírus em tempos de pandemia. O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão esclarece que ninguém vai ficar sem atendimento necessário e essencial nesse período.
Confira serviços suspensos:
No Centro de Tratamento de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (PCOM) – serão suspensos os serviços de atendimento ambulatorial de cardiologia, ginecologia, mastologia, infectologia, fisioterapia e fonoaudiologia, além dos serviços ambulatoriais de apoio diagnóstico e terapêutico, como Raio X (exceto o de tórax), ultrassonografias (exceto obstétrica e transvaginal de gestantes). Mais informações – 3625-2239
Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA) – serão suspensas as cirurgias eletivas, visitas (exceto na UTIP), procedimentos ambulatórios e atendimento de consultas médicas ambulatoriais agendadas. Os serviços de urgência e emergência serão mantidos. Mais informações – 3198-3037
Centro de Atenção Psicossocial –CAPS 2 – serão suspensos atendimento psicológico individual, oficinas terapêuticas e em grupos. Serão mantidos os serviços de acolhimento, atendimento psiquiátrico individual e farmácia. Mais informações – 3624-2384.
Centro de Recuperação Nutricional Infantil – Cernutri – serão suspensos os atendimentos ambulatorial pediátrico, acolhimento infantil semi-interno e psicológico. Serão mantidos o atendimento terapêutico nutricional e pediátrico para intolerância a lactose. Mais informações – 3625-5474
Tratamento Fora de Domicílio TFD – O encaminhamento de crianças para Tratamento Fora de Domicilio em outros estados também está suspenso, bem como a prestação de contas para os pais que estão retornando de outros estados neste período. As dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelos telefones: (95) 3198-3041, 3198-3043 e 36211016.
Já na Atenção Primária serão suspensos os seguintes serviços, nas unidades básicas de saúde:
– As consultas eletivas (médicas, de enfermagem e de demais profissionais) e visitas domiciliares (exceto os casos especiais, como pacientes crônicos, idosos acamados, crianças recém nascidos e outros)
– Todos os grupos e atendimentos coletivos (independentemente de serem realizados em ambiente fechado ou aberto).
Serão mantidos neste período:
– Entre os atendimentos eletivos (consultas médica, de enfermagem e visitas domiciliares) de situações de maior risco de vulnerabilidade clínica e social para pelo menos os seguintes casos:
– Primeira consulta de gestantes; Gestantes com complicações ou em acompanhamento conjunto com alto risco ou outro especialista focal; Gestantes a partir de 36 semanas; Primeira consulta de puericultura preferencialmente no domicílio
– Crianças com complicações ou em acompanhamento conjunto com especialista focal e teste do pezinho.
– Pessoas em tratamento de tuberculose (em especial se baixa adesão, complicações clínicas ou sociais, co-morbidades ou em TDO- Tratamento Diretamente Observado para Tuberculose).
– Pessoas com problemas de saúde graves em investigação, (como investigação de neoplasias, sintomas agudos que demandaram investigação e retorno);
– pacientes oncológicos, pessoas que necessitam renovação de receitas de controle especial/farmácia escola/outras situações em que o aumento do tempo de validade das receitas não for suficiente para manter a adesão.