Pascoal Duarte recebe a faixa coral vermelha e branca, e segue entre os 20 mais graduados no mundo

Nove anos depois de entrar para um seleto grupo de mestres de Jiu-Jitsu com a faixa-coral, o roraimense Pascoal Duarte escreveu mais um capítulo na história do esporte. Nessa sexta-feira, Duarte recebeu a faixa vermelha e branca 8º dan, o penúltimo grau que se pode alcançar na modalidade, e segue entre os 20 mais graduados do mundo na arte suave.

Pascoal Duarte revela que essa graduação é um reconhecimento de anos de trabalho na arte suave, e que a partir de agora, o foco passa a ser levar o Jiu-Jitsu para as populações vulneráveis como forma de defesa e até mesmo sobrevivência.

“Essa graduação nos dá força, visibilidade e suporte pra enfrentar as forças que ameaçam e matam as populações mais vulneráveis, como as crianças, mulheres e o público LGBTQIA+. Nós queremos avançar com a proposta de levar o Jiu-Jitsu além, onde ainda não chegou, para aqueles que mais precisam de defesa diante das ameaças que sofrem – disse o mestre roraimense”, disse o mestre roraimense.

Diretor regional da Gracie Barra, Pascoal Duarte foi graduado na noite dessa sexta-feira (25), em cerimonia realizada em Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

E não bastasse o recebimento da faixa, a pessoa que condecorou o mestre roraimense também torna o feito ainda maior: Carlos Gracie Jr, fundador da Gracie Barra e também da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), a entidade regulamentadora da arte suave no mundo.

Segundo o site da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), apenas 17 pessoas foram graduadas com a faixa vermelha e branca 8º grau no mundo todo. Para receber a graduação, é levado em consideração a colaboração para o esporte ao longo dos anos, a evolução e tudo que se preze em relação ao crescimento da arte suave, como fundação de entidades, formação de alunos, entre outros.

Informações: Globo Esporte/RR