Ministério da Justiça investiga secretário de Roraima que usou presos para fazer obras em casa

Sindicato solicitou que titular fosse investigado por improbidade, peculato e outros crimes - Edinaldo Morais/
Sindicato solicitou que titular fosse investigado por improbidade, peculato e outros crimes – Edinaldo Morais/

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública abriu uma sindicância investigativa para apurar possíveis atos de improbidade cometidos pelo secretário de Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc) André Fernandes. Em setembro, ele levou dois pesos do regime fechado para realizar serviços na casa dele sem autorização. O pedido para investigação foi feito pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (SINDAPE-RR).

De acordo com o ofício encaminhado ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o sindicato solicita que André Fernandes também seja investigado por peculato, crime de trânsito e infração da Lei de Execuções Penais. O secretário foi visto levando os presos nos dias 25 e 26 de setembro. A ação foi filmada por agentes. Já a investigação foi instaurada no fim de outubro e anunciada ontem.

Os detentos trabalharam, sem escolta policial, em uma obra de instalação de cercado de madeira na residência de André.

“Nessa empreitada, o secretário da Sejuc utilizou uma viatura oficial cadastrada em nome da instituição Ministério Público de Roraima, além de ter retirado outros materiais oriundos da unidade prisional, configurando possivelmente uma infração de peculato-desvio”, cita trecho do documento.

A obra foi filmada pelos denunciantes e o material foi entregue ao Ministério Público (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) já informou que também apura o caso. Um pedido de afastamento do secretário também foi feito à AssembleiaLegislativa de Roraima (ALE-RR).

Depois de tirar os presos da unidade, um deles sentou no banco do passageiro e o outro ficou na carroceria da viatura, sem a devida escolta, “desrespeitando toda técnica de segurança na condução de apenados, inclusive desrespeitando a legislação de trânsito por conduzir pessoas de maneira ilegal na caçamba do veículo”.

O sindicato destacou ainda que André Fernandes deixou os detentos trabalhando sozinhos na residência dele, podendo ocorrer fuga dos dois.

Procurada, a Sejuc não emitiu posicionamento até a conclusão desta matéria.

Informações: Roraima em Tempo