Morre idoso atingido por forro que caiu no HGR

Incidente ocorreu na última quarta-feira (18) quando parte do forro caiu sobre o leito de UTI onde estava o homem

O idoso atingido por parte do teto que caiu no Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR) morreu nessa quinta-feira (19). O homem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando parte do forro caiu sobre ele.

O Ministério Público de Roraima (MPRR) afirmou ontem que abriu procedimento para investigar o caso. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que averiguou a situação e o referido paciente veio a óbito por causas patológicas não relacionadas ao incidente. Disse ainda que o local onde ocorreu o incidente foi isolado para reparos.

Outro lado – Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) confirmou a morte do idoso, mas alegou que foi por “causas patológicas não relacionadas ao incidente” com o forro, uma vez que o material não casusaria ferimantos. Confira a nota completa:

“A Secretaria de Saúde informa que averiguou a situação junto ao Pronto Atendimento Airton Rocha e, segundo a Direção Geral, o referido paciente veio a óbito por causas patológicas não relacionadas ao incidente ocorrido na quarta-feira, 18.

Salienta ainda que o forro da unidade é feito de material especial com baixo potencial de causar ferimento.

A Sesau ressalta ainda que a UTI onde o fato ocorreu foi isolada para reparo e que os pacientes que lá estavam internados foram transferidos para outras UTIs do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.”

Forro do Bloco E também caiu

Nessa quinta-feira (19) um familiar de paciente do Bloco E do HGR, que preferiu não se identificar, registrou o momento em que funcionários carregavam pedaços de forro da unidade. Conforme apurado, o forro caiu após as fortes chuvas que ocorreram na madrugada de ontem.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma sacola plástica obstruiu a passagem de água da chuva, ocasionando o represamento de água. Equipes realizaram reparos no local. A Sesau disse ainda que o problema ocorreu apenas na parte externa e não afetou os serviços prestados nem colocou em risco a vida de pacientes internados.

Bloco E foi inaugurado em março

O governador Antonio Denarium (Progressistas) inaugurou o Bloco E no dia 11 de março. O anexo recebeu o nome do ex-governador José de Anchieta Júnior. Com discursos políticos, a solenidade contou com a presença do ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

A inauguração ocorreu após o Governo do Estado anunciar 10 previsões de entrega durante as obras. A entrega do anexo também aconteceu antes da proibição da participação do governador em inaugurações de obras públicas. É que a Justiça Eleitoral veda esse tipo de conduta em ano de eleições.

Por conta disso, o governo entregou a obra antes mesmo de ela ficar apta para receber pacientes, bem como instalar equipamentos.

Vídeos enviados à redação mostraram que, um mês depois do evento de inauguração, apenas algumas partes do anexos funcionavam. Nesse sentido, equipamentos estavam amontoados na área de convivência e cobertos por lonas.

Além disso, antes de começar a funcionar, a obra apresentou defeitos. Desse modo, um vídeo mostrou que, após uma chuva, o forro da área de convivência desabou. Anteriormente, a parte frontal mostrava uma imensa rachadura.

Informações: Roraima em Tempo

Leia mais: